O que são plataformas digitais?

Neste post falamos sobre criação de valor nesse novo contexto habilitado digitalmente, e analisamos um exemplo de plataforma com crescimento exponencial para entender como e porquê esse fenômeno acontece.

O Shopify.

Uma plataforma para desenvolvedores de apps que impulsionam as lojas.

Funciona basicamente como uma app store com foco em soluções para ecommerce. Os desenvolvedores criam seus aplicativos (pagos) e plugins (gratuitos) e os donos ou donas de lojas podem buscar os serviços mais adequados à sua necessidade.

Uma plataforma para colocar comerciantes em contato com especialistas e consultores em comércio eletrônico

Aqui comerciantes podem buscar diversos tipos de ajuda, desde seu marketing digital até o desenvolvimento de um tema personalizado para sua loja.

Uma plataforma para profissionais se tornarem afiliados e gerarem receita atraindo novas lojas e oportunidades para a plataforma de ecommerce.

Uma opção atrativa tanto para agências e profissionais de marketing e design quanto para distribuidores de produtos exclusivos em busca do nicho certo para aumentar suas vendas.

Uma nova plataforma específica para lojas de dropshipping.

Para os que não conhecem o termo, o Dropshipping é uma modalidade de e-commerce onde o dono da loja não possui um estoque. Sua loja funciona como uma vitrine para produtos de outros produtores e a plataforma se encarrega da parte logística entre os envolvidos.

E uma de suas grandes inovações, um marketplace para vender marketplaces.

Uma nova opção para empreendedores que podem avaliar a performance e comprar marketplaces ativos diretamente de seus donos que por alguma razão não tenham mais interesse em seguir com o negócio.

Mas porque esse fenômeno está acontecendo?

Fonte: www.platformdesigntoolkit.com

Antes de você ir!

No próximo vídeo eu continuo respondendo uma pergunta recorrente, o pensamento de plataforma funciona para o meu contexto?

Estratégia & Design para Plataformas e Ecossistemas. UX Lead @Boundaryless. #PlatformThinking #UX #Branding

Estratégia & Design para Plataformas e Ecossistemas. UX Lead @Boundaryless. #PlatformThinking #UX #Branding